-
Produtos para atmosferas explosivas em nível global!!!
Em conformidade com as diretivas e normas mais importantes a nível internacional.
-
Desempenho amplo e potente
Em ambientes com misturas explosivas de ar/gás ou ar/pó.
-
Precisão, dinâmica e potência
Não há problema, mesmo em um ambiente potencialmente explosivo.
-
Potência, robustez e segurança
para soluções de aplicação personalizadas em áreas potencialmente explosivas.
Atmosferas Explosivas: Normas e diretivas
Produtos para atmosferas explosivas disponíveis em todo o mundo
Você precisa instalar produtos à prova de explosão ou seu sistema está localizado em uma atmosfera explosiva? Os nossos produtos cumprem as diretivas e normas mais importantes a nível mundial.
Ao usar sistemas e máquinas em áreas com misturas de ar/gás ou ar/poeira, é necessário tomar medidas especiais. As normas e regulamentos correspondentes regem as opções de utilização de equipamentos dentro das zonas de perigo estabelecidas.
Os requisitos complexos e aplicáveis internacionalmente para a utilização de motoredutores, motores ou sistemas eletrônicos de acionamento em aplicações em atmosferas potencialmente explosivas são definidos nas diretrizes e normas mais importantes para o mercado global:
- ATEX: União Europeia e países que reconhecem ATEX
- IECEx: Países que reconhecem IECEx
- HazLoc-NA®: EUA e Canadá
- CCCEx: República Popular da China
- KOSHA: Coreia do Sul
- INMETRO: Brasil
- EACEx: União Aduaneira Eurasiana
- UA.TR: Ucrânia
- PESO: India (CCoE)
- UKEX: Reino Unido (UKCA)
Nossos motoredutores atendem aos requisitos definidos para equipamentos usados em atmosferas potencialmente explosivas. Ao contrário das normas IECEx internacionalmente reconhecidas ou das normas norte-americanas (HazLoc-NA: Marca SEW-Eurodrive), a Diretiva da UE 2014/34/UE (ATEX) também inclui equipamentos não elétricos na proteção contra explosão. Vamos ajudá-lo a escolher as caraterísticas corretas dodo equipamento - o formulário de consulta pode ser baixado aqui:
Seus benefícios
-
Uso seguro
Graças ao cumprimento das diretivas e normas mundiais para produtos para Atmosfera Explosiva. -
Excelente versatilidade
Porque nosso sistema modular oferece vários motores, redutores e motoredutores para Atmosfera Explosiva. -
Disponibilidade mundial
Porque nossos produtos para Atmosfera Explosiva estão em conformidade com ATEX, IECEx e/ou HazLoc-NA. -
Qualidade certificada
Graças ao envolvimento na criação de normas, controle de qualidade contínuo e pesquisa e desenvolvimento inovadores.
Quais padrões e diretrizes você precisa cumprir quando seu sistema estiver sendo usado no mundo todo?
Todos os detalhes, as correlações exatas em todo o mundo e uma visão geral das zonas e atribuição a categorias de equipamentos ou EPL (Equipment Protection Level) são exibidos aqui. E também compilamos todas as informações relacionadas aos produtos SEW EURODRIVE que atendem a essas diretrizes e normas internacionais.
Regulamentos nacionais
Este mapa fornece uma visão geral rápida de quais diretivas e normas se aplicam no respectivo país.

Na União Europeia, os produtos elétricos e mecânicos devem cumprir a Diretiva 2014/34/UE e normas harmonizadas, como a série de normas EN 60079. Os equipamentos da categoria 2 devem ser certificados.

Os motores para o Reino Unido devem ser concebidos de acordo com a "Regulamentação sobre equipamentos e sistemas de proteção destinados à utilização em atmosferas potencialmente explosivas 2016".

Nos EUA e Canadá, os produtos elétricos devem ser certificados de acordo com NEC500 ou C22.1 e são distinguidos como Divisão 1 e Divisão 2, bem como Classe I para gás e Classe II para pó.

Na Nova Zelândia, a certificação IECEx é aceita sem certificação ou marcação adicional.
Na África do Sul, os produtos em atmosferas potencialmente explosivas devem atender aos requisitos de SANS10108 e SANS ARP 0108 e ter um certificado IA de acordo com a Lei de Saúde e Segurança Ocupacional de 1993 (Lei nº 85 de 1993).
A SEW-EURODRIVE não certificou nenhum produto para este mercado.
No Japão, os equipamentos elétricos devem ser certificados por empresas de certificação sediadas e autorizadas no Japão.
A SEW-EURODRIVE não certificou nenhum produto para este mercado.
Os motores devem atender aos requisitos das normas indianas. Os certificados ATEX e IECEx são aceitos. No setor de gás, a certificação pelo CCOE do PESO é frequentemente exigida.

No Brasil, os equipamentos elétricos devem atender à Norma INMETRO nº 179. A "certificação INMETRO" é emitida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia e devidamente marcada.

Na República Popular da China, os produtos elétricos devem ser certificados de acordo com as regras de implementação CNCA-C23-01:2019 e os padrões chineses.

Na República da Coreia (geralmente chamada de Coreia do Sul), produtos em atmosferas potencialmente explosivas devem ser certificados de acordo com os artigos 34 e 35 da "Lei de Segurança e Saúde Ocupacional" e os padrões locais da KOSHA (Agência Coreana de Segurança e Saúde Ocupacional).

Na Austrália, a certificação IECEx é aceita sem certificação ou marcação adicional.

Nos estados da União Aduaneira Eurasiática, os produtos elétricos e mecânicos devem atender ao conjunto de regras técnicas "TR CU 012/2011 Segurança de equipamentos para trabalho em ambientes explosivos" e ser certificados de acordo com o mesmo.

Na Ucrânia, produtos elétricos e mecânicos devem atender ao conjunto de normas técnicas UA.TR. Equipamentos e sistemas de proteção para atmosferas potencialmente explosivas devem ser certificados de acordo com o Regulamento nº 1055 de dezembro de 2016.
Regras detalhadas e completas
-
Europa (ATEX e outros)
-
O acordo de certificação IECEx
-
Certificação HazLoc-NA®
Para uso designado em atmosferas potencialmente explosivas na União Europeia, os equipamentos e sistemas de proteção são descritos na diretriz 2014/34/UE para a harmonização da legislação dos Estados-Membros. A diretiva, também conhecida como diretiva ATEX, destina-se principalmente a fabricantes e/ou distribuidores de produtos que serão utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.
Esta diretiva se aplica a motoredutores e motores, e está em pleno vigor legal desde 20 de abril de 2016. Outros países europeus, como Suíça e Turquia, também adotaram este regulamento.
Não há mudanças fundamentais ou novos requisitos para a Atmosfera Explosiva baseada em projeto. A terminologia contém novos recursos significativos em comparação com a Diretiva 94/9/CE. O exame de tipo CE agora é conhecido como exame de tipo UE, e a declaração de conformidade CE tornou-se a declaração de conformidade UE. Os certificados de exame de tipo CE existentes permanecerão válidos.
A Diretiva 1999/92/CE tem como alvo principal empregadores e operadores de sistemas. Ela estipula normas mínimas para requisitos de segurança destinados a prevenir acidentes relacionados a explosões. Na Alemanha, por exemplo, essa diretiva foi incorporada à legislação nacional com a Portaria sobre Segurança e Saúde no Trabalho (BetrSichV).
-
Marcação do produto
-
União Aduaneira Eurasiática - Rússia, Bielorrússia, Cazaquistão, Armênia
-
Ucrânia
-
Reino Unido
- Nome e endereço do fabricante
- Marcação CE
- Designação da série e tipo
- O número de série, se aplicável
- O ano de fabricação
A União Aduaneira Eurasiática adotou uma série de diretivas europeias, com algumas modificações.
No campo da proteção contra explosão, o TR CU 012/2011, que se baseia na Diretiva da UE 94/9/EC, substituiu os regulamentos GOST.
Para produtos em atmosferas potencialmente explosivas, a marcação EAC (conformidade eurasiana) por si só, como a encontrada em motores padrão, por exemplo, não é suficiente. Os produtos devem ser certificados de acordo com o regulamento técnico "ТR СU 012/2011: Segurança de equipamentos para trabalho em atmosferas explosivas" e também receber a marcação EX, além da marcação EAC.
A certificação EACEx foi criada com base na certificação ATEX
Os motores assíncronos e motoredutores assíncronos da SEW-EURODRIVE devem ser enviados com ambas as etiquetas.
As marcações ATEX permanecem inalteradas e o motor ou motoredutor recebe uma segunda placa de identificação com as especificações EACEx. A segunda placa de identificação está sempre fixada no motor.
Redutores autônomos não devem ser enviados com ambas as etiquetas. A placa de identificação principal deve ser modificada para atender a todos os requisitos do regulamento técnico ТR СU 012/2011.
Marcação adicional:
- Marca EAC
- Marcação Ex
- Autoridade certificadora
- Número do certificado
As especificações são escritas em Cirílico.
A Ucrânia também adotou algumas das diretivas europeias, com modificações.
No campo da proteção contra explosão, o Regulamento n.º 1055 de dezembro de 2016 regulamentações técnicas para equipamentos e sistemas de proteção a serem utilizados em atmosferas potencialmente explosivas.
Marcação do produto
Os motores para o mercado ucraniano são certificados de acordo com o "Regulamento Técnico Ucraniano" (UA.TR) e são marcados de acordo.
Os motores para o Reino Unido são projetados de acordo com os "Regulamentos de Equipamentos e Sistemas de Proteção Destinados ao Uso em Atmosferas Potencialmente Explosivas de 2016"..
Para motores, há a declaração de conformidade do Reino Unido e, para motores de categoria 2, há a "Certificação de Exame de Tipo do Reino Unido".
Elas são marcadas de forma análoga às regras europeias, mas com a marcação UKCA.
No que diz respeito à rotulagem de produtos, os países da Inglaterra, Escócia e País de Gales são classificados como Reino Unido. Devido ao Protocolo da Irlanda do Norte, a marcação CE continuará a ser usada para a Irlanda do Norte.
Plataforma mundial para reconhecimento mútuo de certificações
O acordo de certificação IECEx é uma plataforma mundial para o reconhecimento mútuo dos resultados dos testes para obter a certificação ou aprovação de equipamentos elétricos para Atmosfera Explosiva. A base é formada pelo
- "Esquema IECEx 01 IEC para a certificação de normas para equipamentos elétricos para atmosferas explosivas (esquema IECEx) – Regras básicas" e
- "Esquema IECEx 02 IEC para a certificação de normas para equipamentos elétricos para atmosferas explosivas (esquema IECEx) – Regras de procedimento".
Estes dois documentos e outros documentos de trabalho IECEx estão disponíveis gratuitamente na loja online IEC em www.iecex.com.
Objetivos do acordo IECEx
O acordo serve para promover o comércio internacional com equipamentos elétricos para Atmosfera Explosiva, eliminando testes duplos e certificações, que eram necessários até agora. O objetivo fundamental do acordo é verificar o cumprimento das normas IEC para equipamentos elétricos em atmosferas potencialmente explosivas de forma reconhecida internacionalmente. Deve-se garantir que essas normas sejam aplicadas por laboratórios de teste (ExTL, Ex-Testing Laboratories) e organismos de certificação (ExCB, Ex-Certification Organisms) para que a avaliação do cumprimento das normas de um produto forneça os mesmos resultados em todos os países.
Os produtos da SEW-EURODRIVE são certificados pelo PTB como EXTL e EXCB de acordo com IECEx e estão disponíveis nos níveis de proteção do equipamento (EPL) .b e c.
-
Marcação do produto
-
Normas
-
Austrália e Nova Zelândia
-
Coreia do Sul
-
Brasil
-
Índia
-
República Popular da China
Marcação básica conforme IECEx
- Marca de conformidade IECEx para motores do EDR.. Série com licença de marcação IECEx. (PTB 001)
- Nome e endereço do fabricante
- Denominação do tipo do fabricante
- Número de série
- O nome ou ID da autoridade que emite o certificado e o ID do certificado no seguinte formulário: Os dois últimos números do ano em que foi emitido, seguido de um período, seguido de uma série de carateres única de quatro dígitos para o certificado naquele ano (por exemplo, IECEx PTB 11,0041/01)
- A marcação Ex relevante para atmosferas com gás potencialmente explosivas ou para atmosferas com pó potencialmente explosivas
- Todas as informações adicionais sobre os tipos de proteção relevantes
As normas mais importantes para a proteção contra explosão são as normas da série IEC-60079:
- IEC 60079-0, Atmosferas explosivas – Parte 0: Equipamento – Requisitos gerais
- IEC 60079-1, Atmosferas explosivas – Parte 1: Proteção do equipamento por invólucro à prova de chamas "d"
- IEC 60079-7, Atmosferas explosivas – Parte 7: Proteção do equipamento por maior segurança "e"
- IEC 60079-10, Atmosferas explosivas – Parte 10-1: Classificação das áreas – Atmosferas explosivas a gás
- IEC 60079-10-2, Atmosferas explosivas – Parte 10-2: Classificação das áreas – Atmosferas explosivas contra poeira
- IEC 60079-11, Atmosferas explosivas – Parte 11: Proteção do equipamento por segurança intrínseca "i"
- IEC 60079-14, Atmosferas explosivas – Parte 14: Planejamento de projeto, seleção e instalação de máquinas elétricas
- IEC 60079-15, Atmosferas explosivas – Parte 15: Proteção do equipamento por tipo de proteção "n"
- IEC 60079-17, Atmosferas explosivas – Parte 17: Ensaios e manutenção de máquinas elétricas
- IEC 60079-19, Atmosferas explosivas – Parte 19: Reparação, revisão e recuperação de equipamentos
- IEC 60079-31, Atmosferas explosivas – Parte 31: Equipamento Proteção contra ignição contra pó por caixa "t"
em conjunto com
- IEC 60079-2 Atmosferas explosivas – Parte 2: Proteção do equipamento através de uma carcaça pressurizada "p"
- IEC 60079-5 Atmosferas explosivas – Parte 5: Proteção do equipamento por enchimento de areia "q"
- IEC 60079-6: Atmosferas explosivas – Parte 6: Proteção do equipamento por imersão a óleo "o"
- IEC 60079-13 Atmosferas explosivas – Parte 13: Proteção do equipamento por salas pressurizadas
- IEC 60079-18 Atmosferas explosivas – Parte 18: Proteção do equipamento por encapsulamento "m"
Marcação do produto
A Austrália e a Nova Zelândia reconhecem diretamente a certificação IECEx. Além disso, os motores devem atender aos requisitos de eficiência de acordo com a Lei 2012 GEMS (Padrão Mínimo de Efeito Estufa e Energia) e a determinação 2019 GEMS. Os motores dos motores EDR.. As séries atendem a todos esses requisitos e são registradas de acordo com o GEMS.
Não são necessárias marcações específicas do país adicionais em nenhum dos países.
Fechar a tabela
Média | Atmosfera explosiva | Padrões gerais | Padrões específicos |
---|---|---|---|
Gás | Aumento da segurança "e" | KS C IEC 60079-0 | KS C IEC 60079-7 |
Grau de proteção "n" | KS C IEC 60079-15 | ||
Poeira | Proteção por invólucro "tD" | KS C IEC 61241-0 | KS C IEC 61241-1 |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Marcação de produto
Marcação adicional:
- KCs - marcação
- Autoridade certificadora
- KCS - Marcação
- Autoridade de certificação
- Número do certificado
- Marcação de proteção contra explosão coreana
As normas brasileiras exigem certificados de conformidade (COCs) emitidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). O CoC IECEx não é válido no Brasil, embora os ExTRs sejam reconhecidos e façam parte do CoC do INMETRO.
As áreas expostas a riscos de explosão são definidas para o mercado brasileiro nos regulamentos nº 179, de 2010 de maio e nº 89, de 2012 de fevereiro.
EDR.. Os motores são certificados pela autoridade de certificação DNV com base na certificação IECEx de acordo com os requisitos da autoridade brasileira INMETRO. Isso também inclui a certificação dos locais de produção.
Marcação adicional:
- Especificação da norma do motor brasileira
- Tipo de comportamento de partida
- Relação entre a corrente de partida e a corrente nominal
- Tipo de motor: Motor de indução com rotor gaiola
Na Índia, existem dois padrões importantes para determinar e selecionar equipamentos elétricos:
- IS 5571: Guia para Seleção e Instalação de Equipamentos Elétricos para Áreas Perigosas (exceto minas). Esta norma é baseada na norma IEC 60079-14.
- IS 5572-2009: Classificação de áreas perigosas (exceto minas) com gases e vapores inflamáveis para instalações elétricas. Esta norma cita a IEC 60079-10.
Recursos operacionais nos tipos de proteção n (antifaísca) e e (segurança aumentada) são permitidos somente na zona 2. Motores em invólucro à prova de explosão do tipo de proteção "d" devem ser utilizados na zona 1.
Para recursos operacionais em áreas potencialmente explosivas com atmosfera gasosa, a aprovação do Controlador Chefe de Explosivos (CCE ou CCoE) é frequentemente prescrita.
A aprovação do Controlador Chefe de Explosivos (CCoE) é obrigatória para todos os equipamentos elétricos instalados em atmosferas potencialmente explosivas. A Regra 106 das Regras do Petróleo de 2002 especifica que todos os equipamentos elétricos utilizados em atmosferas potencialmente explosivas exigem aprovação do CCoE. A aprovação para tais equipamentos, portanto, limita-se apenas às áreas abrangidas pela "Organização de Segurança do Petróleo e Explosivos" (PESO).
A partir de 1º de janeiro de 2018, os motores devem atender aos requisitos da norma indiana IS12615 "Motores CA trifásicos operados em linha (CÓDIGO IE) – Classes de eficiência e especificações de desempenho". Portanto, os motores devem atender, no mínimo, aos requisitos da classe de eficiência energética IE2.
Entretanto, motores projetados para uso em áreas protegidas contra explosão não estão sujeitos aos requisitos da IS12615.
Marcação adicional:
Os motores certificados pelo CCoE são marcados com:
- Nome do fabricante
- Designação do tipo do fabricante
Os motores foram certificados pelo NEPSI chinês (Centro Nacional de Supervisão e Inspeção para Proteção contra Explosão e Segurança de Instrumentação) de acordo com os seguintes padrões.
Fechar a tabela
Média | Atmosfera explosiva | Padrões gerais | Padrões específicos |
---|---|---|---|
Gás | Aumento da segurança "e" | GB3836.1 – 2010 | GB3836.3 - 2010 |
Grau de proteção "n" | GB3836.8 - 2014 | ||
Poeira | Proteção por invólucro "tD" | GB12476.1 – 2013 | GB12476.5 – 2013 |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Marcação adicional:
- Marcação CCC
- Autoridade certificadora
- Número do certificado
Certificado pela CSA para o mercado norte-americano
HazLoc-NA® (Hazardous Location Northern America) é sinônimo de proteção contra explosão na América do Norte, como ATEX para a Europa ou IECEx para muitos outros países.
Ao contrário da ATEX e da IECEx, onde as áreas nas quais uma atmosfera potencialmente explosiva pode estar presente são divididas em zonas (0, 1, 2, 20, 21, 22), a NEC500 e a C22.1 fazem uma distinção entre a divisão 1 e a divisão 2, bem como entre a classe I para gás e a classe II para poeira.
Nossos produtos para o mercado norte-americano para uso em atmosferas potencialmente explosivas na divisão 2 são certificados pela CSA e ostentam o logotipo da CSA.
Esta certificação confirma que os motores e opções foram testados e que atenderam aos padrões aplicáveis de segurança e/ou desempenho, incluindo os padrões relevantes definidos ou gerenciados por:
- A Associação Canadense de Normas (CSA),
- Instituto Americano de Normas Nacionais (ANSI)
- Underwriters Laboratories (UL) e
- NFPA70 (Associação Nacional de Proteção contra Incêndios)
.
-
Marcação do produto
As marcas CSA são aceitas por muitos fabricantes, varejistas, reguladores e inspetores nos setores elétrico, de gás, construção e encanamento nos EUA e Canadá.
Motores para atmosferas explosivas também devem atender aos requisitos de eficiência nos EUA e Canadá. Isso é indicado pelo logotipo CSA correspondente para o Canadá e pela marcação conforme CFR 431 para os EUA.
Marcação adicional do produto
- Etiqueta CSA
- Contrato Mestre nº 170602
- Designação de tipo
- Valores nominais elétricos em volts, cavalos de potência ou kW, amperes e rpm
- Número de série
- Designação de local perigoso
- CLASSE I, DIVISÃO 2, GRUPOS A, B, C e D; Código de temperatura T3C ou T3
- CLASSE II, DIVISÃO 2, GRUPOS F e G; Código de temperatura T4A ou T3C
- Classe de isolamento
- Fator de potência
- Grau de proteção (totalmente fechado, refrigerado por ventilador)
- Faixa de temperatura ambiente
- Local de fabricação
- Dados elétricos do freio (tensão, corrente)
Produtos em detalhes
-
Redutores e motores
-
Motoredutores
Redutores para Atmosfera Explosiva
- Redutores padrão séries 7 e 9
- Servoredutores da Série BS.F series e Série PS.F
Motoredutores para Atmosfera Explosiva
Na União Europeia, equipamentos mecânicos também estão incluídos na Atmosfera Explosiva. Até onde sabemos, não há requisitos específicos para redutores como componentes mecânicos em nenhum lugar do mundo.
Os motoredutores estão em total conformidade com a Diretiva Europeia 2014/34/UE. Em nossos modelos II2GD para gás/poeira e II3GD, eles oferecem uma relação ideal entre potência e proteção contra explosão.
Em países que não possuem requisitos especiais, motores baseados na aprovação IECEx ou HazLoc-NA® também podem ser combinados com redutores padrão.
Recomendamos a utilização de redutores para Atmosfera Explosiva, pois são fabricados conforme as normas IEC 80079-36 e 37, também válidas internacionalmente, e também são marcados como tal.
Várias opções de combinação!
Aproveite nosso sistema modular e combine um motor CA para Atmosfera Explosiva com um redutor helicoidal, helicoidal de eixo paralelo, helicoidal sem-fim, helicoidal cônico ou SPIROPLAN® à sua escolha. E para aplicações na área de servomotores, temos o servomotor para Atmosfera Explosiva ideal, juntamente com um redutor planetário ou helicoidal cônico à prova de explosão, em nossa linha.
Informações básicas sobre Atmosfera Explosiva ATEX/IECEx
-
Categorias, nível de proteção e zonas
-
Grupos de gás, grupos de poeira e uso de equipamentos
-
Marcações Ex para motores
-
Marcações Ex para motoredutores
A Diretiva 2014/34/UE define apenas requisitos básicos. Os requisitos específicos do produto são definidos nas diversas normas aplicáveis. A nível internacional, a IEC 60079-0 ("Atmosferas explosivas - Equipamentos - Requisitos gerais") introduziu o EPL (Nível de Proteção de Equipamentos). Estes níveis de proteção do equipamento indicam a adequação do equipamento para uso em áreas potencialmente explosivas de acordo com as classificações de zona.
Com a revisão da EN 60079-0 emitida em 2010, os EPL também foram adotados nas normas europeias. Os equipamentos devem agora ser projetados com medidas de proteção contra explosão de vários graus, conforme apropriado à categoria relevante ou ao nível de proteção EPL.
Classificação da Zona – Categoria/EPL – Grau de Proteção
Fechar a tabela
Zonea | Categoria | EPL | Grau de proteção | Frequência/duração | Proteção garantida | |
---|---|---|---|---|---|---|
0 20 |
1 | G D |
Ga Da |
Muito alto |
por longos períodos ou frequentemente | Com duas medidas preventivas independentes; duas falhas podem ocorrer independentemente uma da outra |
1 21 |
2 | G D |
Gb Db |
Alto | Ocasionalmente em operação normal | Uma medida preventiva; adequado para operação normal com probabilidade de mau funcionamento frequente, uma falha pode ocorrer |
2 22 |
3 | G D |
Gc Dc |
Normal | Geralmente não ou apenas por um curto período, em operação normal | Adequado para operação normal |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Grupos de equipamentos de acordo com a diretiva
Grupo de equipamentos I: Aplica-se a equipamentos usados em operações de mineração subterrânea e seus sistemas acima do solo que podem estar sujeitos a perigos de grisu e/ou poeiras inflamáveis.
Grupo de equipamentos II: Aplica-se a equipamentos a serem usados em outras áreas que podem estar sujeitas a perigos de uma atmosfera potencialmente explosiva.
Os grupos de equipamentos conforme ATEX não devem ser confundidos com os grupos conforme a norma.
A norma IEC 60079-0 define a classificação do equipamento
Grupo I: Equipamentos para funcionamento em aberturas com risco de grisu;
Grupo II:divididos nos Grupos IIA, IIB e IIC, equipamentos destinados à operação em áreas onde são esperadas atmosferas gasosas potencialmente explosivas, com exceção de aberturas de minas com risco de grisu;
Grupo III: divididos nos grupos IIIA, IIIB e IIIC, equipamentos destinados à operação em áreas onde são esperadas atmosferas de poeira potencialmente explosivas, com exceção de aberturas de minas com risco de grisu.
A tabela a seguir descreve a categorização dos recursos operacionais protegidos contra explosão nos grupos de equipamentos I e II, bem como a atribuição da categoria do equipamento, zona e tipo de proteção.
Fechar a tabela
Grupo de equipamentos II Outras áreas com atmosferas potencialmente explosivas devido a gás ou poeira |
||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Categoria de equipamento | 1 | 2 | 3 | |||
Potencialmente explosivo atmosferas1) |
G | D | G | D | G | D |
Zona | 0 | 20 | 1 | 21 | 2 | 22 |
Tipo de proteção | ||||||
Motor | – | d (db), e (eb) | t (tb) | e (ec) | t (tc) | |
Freiomotor2) | – | d (db) | t (tb) | e (ec) | t (tc) | |
Unidade de engrenagem | – | h (c, k, ...) | h (c, k, ...) | h (c, k, ...) | h (c, k, ...) | |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Nota
Todos os redutores e motores oferecidos pela SEW-EURODRIVE para atmosferas potencialmente explosivas são equipamentos do grupo II. A SEW-EURODRIVE não fornece acionamentos para utilização em equipamentos do grupo I (mineração).
Grupos de gás
O grupo II é reservado a equipamentos para áreas com risco potencial de explosões de gás. Os equipamentos elétricos e não elétricos do grupo de equipamentos II são adicionalmente divididos nos grupos de explosão IIA, IIB e IIC. O perigo aumenta de A para C.
Fechar a tabela
Grupo de explosão de gás (IEC / EN 60079-0, -20) | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|
Grupo II | Gases e vapores (trecho) | |||||
IIA | Amônia Metano Etanol Propano |
Álcool etílico Ciclohexano n-butano |
Gasolina Combustível de aviação geral n-Hexano |
Acetaldeído | ||
IIB | Acrilonitrila gás da cidade |
Etileno Óxido de etileno |
Etilglicol Sulfeto de hidrogênio |
Éter etílico | ||
IIC | Hidrogênio | Etino (acetileno) |
Dissulfeto de carbono | |||
Classes de temperatura | T1 max. 450 °C |
T2 max. 300 °C |
T3 max. 200 °C |
T4 max. 135 °C |
T51) max. 100 °C |
T61) max. 85 °C |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Grupos de poeiras
O Grupo III é reservado para equipamentos em atmosferas de poeira explosiva e é dividido em subgrupos adicionais:
- IIIA – Fiapos inflamáveis
- IIIB – Pós não condutores
- IIIC – Pós condutores
A tabela mostra o grau mínimo de proteção necessário dependendo do nível de proteção e do grupo de poeira
Fechar a tabela
Nível de proteção | Equipamento em grupo | ||
---|---|---|---|
IIIC Poeiras condutivas |
IIIB Poeiras não condutoras |
IIIA Fiapos inflamáveis |
|
ta | IP6X1 | IP6X1 | IP6X1 |
tb | IP6X1 | IP6X1 | IP5X1 |
tc | IP6X1 | IP5X1 | IP5X1 |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Os equipamentos vendidos no âmbito da Diretiva Europeia 2014/34/UE devem ser etiquetados de acordo com a Diretiva 2014/34/UE, além de apresentar o rótulo padrão (EN 60079-0 ou IEC 60079-0).
Fechar a tabela
Etiquetar de acordo com | |
---|---|
Diretiva | Padrão |
II2G | Ex eb IIC T3 Gb |
II3G | Ex ec IIC T3 Gc |
II2D | Ex tb IIIC T120 °C Db |
II3D | Ex tc IIIB T120 °C Dc |
II3D | Ex tc IIIC T120 °C Dc |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Fornecemos motoredutores e motores para uso em atmosferas potencialmente explosivas de acordo com os regulamentos EN e IEC relevantes. Isto significa que os drives podem ser usados tanto na União Europeia como em países que reconhecem o IECEx. Isto também se aplica a opções e acessórios com design protegido contra explosão.
A identificação IECEx consiste na parte normativa.
Pelo menos as seguintes informações devem ser anexadas de forma visível e permanente a cada unidade e sistema de proteção:
- Nome, nome comercial registrado ou marca comercial registrada e endereço do fabricante
- Marcação CE (ver anexo II do regulamento (CE) n.º 765/2008)
- Designação da série e tipo
- Se aplicável, número de lote ou número de série
- Ano de fabricação, marca hexagonal de proteção contra explosão e marca do grupo e categoria do equipamento.
- Para equipamentos do grupo II, a letra G (para áreas com gases, vapores ou misturas de névoa/ar potencialmente explosivas).
- A letra D (para áreas nas quais misturas de poeira/ar podem produzir atmosferas potencialmente explosivas).
Além disso, todas as informações relevantes para a segurança devem ser anexadas ao equipamento antes da operação.
Marcação de acordo com diretivas e padrões
Os tipos de proteção estão vinculados a grupos de equipamentos, categorias, atmosferas potencialmente explosivas, graus mínimos de proteção e classes de temperatura, e são indicados na placa de identificação de acordo com a Diretiva UE 2014/34/UE.
A identificação de acordo com a norma inclui os seguintes símbolos:
- O símbolo Ex, que indica que o equipamento elétrico atende aos requisitos de um ou mais tipos de proteção.
- Símbolo para o tipo de proteção relevante
- Símbolo do grupo mais informações sobre gás ou poeira
- Classe de temperatura para gás ou temperatura máxima da superfície para poeira
- Nível de proteção do equipamento (EPL)
A identificação IECEx consiste na parte normativa.
Exemplo 1:
Recursos operacionais em proteção tipo e para maior segurança:
0102 II 2G Ex eb IIC T3 Gb
Examplo 2:
Recursos operacionais no tipo de proteção t para proteção contra explosão de poeira fornecida pelo invólucro:
II 3D Ex tc IIIC T120 °C Dc
Fechar a tabela
Exemplo 1 | Exemplo 2 | Significado | |
---|---|---|---|
![]() |
Marcação de acordo com o Diretiva da UE |
CE marcação | |
0102 | Número de identificação do organismo notificado (aqui: PTB), apenas para categoria 2 | ||
![]() |
Marca de proteção contra explosão | ||
II | Grupo de equipamentos | ||
2 | 3 | Categoria do equipamento | |
G | D | G para áreas contendo misturas potencialmente explosivas de gás, vapor, névoa e ar. D para áreas nas quais misturas de poeira/ar possam produzir atmosferas potencialmente explosivas. |
|
Ex | Rotulagem de acordo com o padrão |
Símbolo que indica que o equipamento está em conformidade com um ou mais tipos de proteção | |
eb | tc | Informações sobre o tipo/nível de proteção eb: Maior segurança tc: Proteção de gabinete |
|
IIC | IIIC | IIC: Grupo de gás IIIC: Grupo de poeira |
|
T3 | T120 °C | T3: Classe de temperatura T120 °C: Temperatura máxima da superfície em graus Celsius |
|
Gb | Dc | Nível de proteção do equipamento (EPL) |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
EN ISO 80079-36 e -37
As normas EN ISO 80079-36 e -37 especificam os requisitos básicos para a construção, construção, teste e etiquetagem de equipamentos não elétricos destinados à utilização em atmosferas potencialmente explosivas.
As normas EN ISO 80079-36/-37 foram publicadas no Jornal Oficial da União Europeia em 2016 e substituem as normas EN 13463-1/-5/-6/-8. O período de transição terminou em 31 de outubro de 2019.
A SEW-Eurodrive tem aplicado os padrões em um estágio inicial para dar aos nossos clientes a oportunidade de avaliar todos os seus sistemas de acordo com as normas.
A etiquetagem mudou significativamente e foi adaptada ao sistema de etiquetagem de equipamentos elétricos.
A marcação anterior com o tipo de proteção "c" (proteção por segurança da versão) ou "k" (proteção por imersão em líquidos) foi retirada e substituída pela nova letra "h".
Fechar a tabela
Equipamento categoria |
Atmosfera explosiva | Antigo etiquetar de acordo com EN 13463-1/-5/-8 | Novo etiquetar de acordo com EN ISO 80079-36/-37 |
---|---|---|---|
2 | Gases/vapores | c, k T4/T120 °C | Ex h IIC T4 Gb |
2 | Misturas de poeira/ar | Ex h IIIC T120 °C Db | |
3 | Gases/Vapores | c, k T4/T120 °C | Ex h IIC T4 Gc |
3 | Misturas de poeira/ar | Ex h IIIC T120 °C Dc |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Os equipamentos vendidos no âmbito da Diretiva Europeia 2014/34/UE devem ser etiquetados de acordo com a Diretiva 2014/34/UE, além de ostentarem a etiqueta padrão.
Fechar a tabela
Rotulagem de acordo com a diretiva ATEX 2014/34/EU | Rotulagem de acordo com o padrão EN ISO 80076-36/-37 |
|||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
(1) | (2) | (3) | (4) | (5) | (6) | (7) | (8) | (9) |
II | 2 | G | Ex | h | IIC | T4 | Gb | |
II | 2 | D | Ex | h | IIIC | T120 °C | Db | |
II | 3 | G | Ex | h | IIC | T4 | Gc | |
II | 3 | D | Ex | h | IIIC | T120 °C | Dc |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Fechar a tabela
Posição | Identificação | Símbolo | Significado |
---|---|---|---|
(1) | Logotipo EX para equipamentos |
![]() |
Marca de proteção contra explosão |
(2) | Grupo de equipamentos | II | Equipamento fora das operações subterrâneas |
(3) | Categoria de equipamento | 2 ou 3 | 2 – adequado para zonas 1 ou 21 3 – adequado para zonas 2 ou 22 |
(4) | Atmosfera explosiva | G ou D | G – adequado para gás, vapor, névoa, etc. D – adequado para poeira |
(5) | Marcação Ex | Ex | Marcação Ex de acordo com EN ISO 80076-36/-37 |
(6) | Tipo de proteção | h | Equipamento não elétrico para uso em atmosferas explosivas |
(7) | Atmosfera adequada | IIC ou IIIC | IIC – adequado para gás IIIC – adequado para poeira condutora |
(8) | Temperatura permitida | T4 or T120 °C |
T4 – Classe de temperatura T120 °C – max. temperatura da superfície |
(9) | Nível de proteção do equipamento (EPL) | Gb, Db or Gc, Dc |
Gb, Db – nível "alto" de proteção Gc, Dc – "nível avançado de proteção |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Exemplo de placa de identificação do motoredutor
Exemplo de placa de identificação do motor
Informações básicas sobre Atmosfera Explosiva HazLoc-NA®
-
Certificação
-
Divisão de classe
-
Grupos, classes de temperatura e grau de proteção
-
Identificação
Nos EUA e no Canadá, equipamentos elétricos e recursos operacionais em instalações potencialmente explosivas requerem uma certificação. Uma exceção são os recursos de operação elétricos que não podem inflamar a atmosfera potencialmente explosiva circundante devido à sua construção e propriedades.
A autoridade responsável deve decidir se é necessária uma aprovação. Nos EUA e no Canadá, os equipamentos projetados e fabricados para uso em áreas potencialmente explosivas são testados e aprovados por autoridades de inspeção de renome nacional. Nos EUA, autoridades responsáveis são, por exemplo, Underwriters Laboratories (UL) ou Factory Mutual (FM) e, no Canadá, Canadian Standards Association (CSA).
Divisão
As áreas potencialmente explosivas são divididas na divisão 1 e na divisão 2 de acordo com a frequência e duração em que essas substâncias ocorrem. A definição é baseada no NEC 500,5 e/ou CSA 22,1 e é especificada de acordo com as classes.
Divisão 1
Áreas com concentrações inflamáveis de substâncias inflamáveis ou combustíveis que tenham contato com o motor.
Divisão 2
Áreas com concentrações inflamáveis de substâncias inflamáveis ou combustíveis que são armazenadas em sistemas ou recipientes fechados e geralmente não têm contato com o motor.
Grupos
Fechar a tabela
Atribuição dos grupos A – D na classe I | Atribuição dos grupos E – G na classe II | ||
---|---|---|---|
Gás e vapor | Poeira | ||
Grupo A | Acetileno | Grupo E1 | Pó de metal inflamável, incluindo alumínio, magnésio ou substâncias semelhantes |
Grupo B | Gás inflamável, vapor inflamável ou misturas de vapor/ar inflamáveis, incluindo hidrogénio, butadieno, óxido de etileno, óxido de propileno | Grupo F | Pó inflamável que contém carbono, por ex., carvão preto, pó de carbono, carvão e pó de coque |
Grupo C | Gás inflamável, vapor inflamável ou misturas inflamáveis de vapor/ar, incluindo etileno, acetaldeído, ciclopropano, éter, sulfeto de hidrogênio | Grupo G | Pó inflamável não coberto pelo grupo E ou F, incluindo farinha, grão, madeira, plástico, e produtos químicos |
Grupo D | Gás inflamável, vapor inflamável ou misturas de vapor/ar inflamáveis, incluindo propano, acetona, álcool, amoníaco, gasolina, solventes, gás natural, propileno | - | – |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
A tabela não está completa. Para uma descrição completa dos grupos, consultar as normas NEC 500,6 (A) e (B) e C22.1.
Classes de temperatura
EDR.., EDRN.. Os motores da classe I e da classe II para locais perigosos também são identificados com a respetiva classe de temperatura. Ele está listado na plaqueta de identificação e especifica a temperatura máxima da superfície.
A tabela a seguir mostra todas as classes de temperatura possíveis.
Fechar a tabela
Classe de temperatura | Temperatura máxima da superfície |
---|---|
T1 | 450 °C |
T2 | 300 °C |
T2A | 280 °C |
T2B | 260 °C |
T2C | 230 °C |
T2D | 215 °C |
T31) | 200 °C |
T3A | 180 °C |
T3B1) | 165 °C |
T3C1) | 160 °C |
T4 | 135 °C |
T4A1) | 120 °C |
T5 | 100 °C |
T6 | 85 °C |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Grau de proteção para carcaças
Assim como o grau de proteção das carcaças é especificado de acordo com a IEC 60529, a publicação padrão NEMA (National Electrical Manufacturers Association) nº 250, entre outros, é válida nos EUA. Descreve o grau de proteção das carcaças. Os graus de proteção não podem ser comparados diretamente com os graus de proteção IEC.
Os requisitos dos motores para os EUA são definidos de acordo com NEMA MG 1 ou ANSI/IEC 60529. No Canadá, os requisitos são definidos de acordo com CSA 22,2 n.º 60529
Os motores EDRN.. Os motores estão em conformidade com o grau de proteção NEMA TEFC (totalmente fechado, refrigerado por ventilador) e IEC IP55.
Identificação

Além de dados como fabricante, tipo, número de série e dados elétricos, os dados relevantes para a proteção contra explosão devem ser incluídos na identificação dos recursos operacionais. As especificações relevantes podem ser encontradas no NEC, no CEC e nas especificações de projeto correspondentes das autoridades de inspeção.
Os recursos de operação elétricos aprovados para classe I, classe II e classe III, divisão 1 e divisão 2 devem ser marcados com as seguintes informações:
- Classe(s), divisão(ões) (opcional, exceto para a divisão 2)
- Grupo(s) de gás/poeira
- Temperatura de operação ou classe de temperatura (opcional para T5 e T6)
Exemplo: Classe I Divisão 2 Grupos C D T4
Operação de motores em um conversor de frequência
Em áreas com atmosferas potencialmente explosivas, são necessárias velocidades cada vez mais variáveis. Por isso, motores com proteção contra explosão devem ser adequados para operação com inversor de frequência.
Aqui também a proteção contra aquecimento inadmissível e a prevenção de faíscas são de máxima prioridade.
As normas EN IEC 60079-0, EN IEC 60079-7, EN 60079-31 e EN 60079-14 fornecem informações sobre a operação de motores operados com um inversor.
Um inversor também é conhecido, por exemplo, como inversor de frequência, inversor de conversor, inversor CC-CA, inversor de velocidade ajustável (ASD), inversor com velocidade ajustável ou inversor de frequência variável.
-
Operação e conceitos de proteção permitidos para motor
-
Operação segura dos motores nas categorias 2 e 3
-
Operação segura dos motores da categoria 3 – acionamento
As categorias de equipamentos, os níveis de proteção e os tipos de proteção devem ser considerados durante a configuração e seleção. A seguir, são descritas as particularidades dos motores dos tipos de proteção Ex eb, ex ec e ex TB e ex tc.
Fechar a tabela
Versão | Modos de operação na plaqueta de identificaçãoe | Plaqueta de identificação adicional | Modos de operação permitidos | Proteção contra aquecimento excessivo | Identificação na plaqueta |
---|---|---|---|---|---|
2G, 2D, 2GD 2G-b 2D-b 2GD-b |
S1 | VFC | Operação do conversor | PTC termistor/TF1 e limitação de corrente dependente da velocidade no conversor2. | Plaqueta de identificação adicional: A identificação x e as correntes contínuas permitidas são indicadas dependendo da frequência |
3G, 3D, 3GD 3G-c 3D-c 3GD-c |
S1 | VFC VFCe |
Operação do conversor, acionamento de grupo (apenas 3D) | PTC termistor/TF1 | Plaqueta de identificação adicional: Correntes contínuas permitidas listadas dependendo da frequência |
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
A operação do motor no conversor de frequência – E é levada em consideração
Se um motor for operado no conversor de frequência, esses pontos serão considerados no processo de seleção e colocação em operação:
- Máx. tensão nominal do motor
- Tensão de tensão permitida do motor
- Curva característica do limite térmico do motor
- Correntes nominais contínuas do motor e do conversor
- Sobrecarga breve do motor e do conversor
- Ajuste de monitoração de corrente no conversor
- A frequência limite de velocidade, a frequência mínima e a frequência máxima devem ser monitoradas pelo conversor
- O tempo de sobrecarga é baseado em um intervalo de tempo de 10 min.
- A frequência mínima de pulso de 3 kHz deve ser mantida.
-
Tensão nominal máxima
-
Estresse de tensão na operação do conversor
-
Curvas características de limite térmico para operação do conversor
-
Aplicação típica
-
Aplicação especial
-
Modo de operação do conversor de frequência
O valor nominal máximo permitido EDR.. A tensão do motor para operação do conversor é de 500 V.

Quando motores assíncronos são operados em um conversor, o enrolamento está sujeito a cargas mais elevadas do que seria o caso em operação em rede sem conversor. Um conversor puxa a tensão CC do circuito intermediário (Vz) para os cabos de alimentação do motor. Esta fonte de alimentação pulsada ocorre na faixa de kHz, o que significa vários milhares de COMUTAÇÕES ON e OFF por segundo - na SEW-EURODRIVE geralmente com 4, 8, 12 ou 16 kHz.
Se as tensões de pulso nos bornes do motor indicadas na figura a seguir não forem excedidas, é permitida a operação de motores da SEW-Eurodrive nos conversores:
[A] Tensão de pulso permitida ULL em V (Ul: Tensão entre dois condutores externos)
[B] Tempo de subida em µs
[1] Tensão de pulso permitida para EDR../EDRN.. motores
Manter valores máximos de tensão
Os seguintes valores máximos devem ser verificados e cumpridos:
- O nível de tensão de alimentação
- O limite da tensão do chopper de frenagem
- O modo de operação do motor (modo motor/modo gerador)
Se a tensão de pulso permitida for excedida, é necessário instalar medidas de limitação, como filtros, bobinas ou cabos especiais do motor.

O caso ideal descrito acima não ocorre na realidade porque os componentes do acionamento, como conversores, filtros e cabos, estão sujeitos a perdas de tensão. Para evitar a configuração da parte dependente da tensão da curva característica (pontos D e E) para cada motor, a "aplicação típica" é definida para motores à prova de explosão de acordo com ATEX e IECEx.
O diagrama à esquerda mostra a curva característica limite típica para motores EDRN63 – 225.
[1] Conexão em estrela
[2] Ventilador de refrigeração forçado
[3] Conexão em triângulo
[4] Aplicação típica – Conexão em estrela

Os valores exatos podem ser encontrados na documentação e na plaqueta de identificação adicional para a operação do conversor de frequência
[1] Tensão do sistema – Tensão de rede do conversor de frequência
[2] (Voltage Mode Flux Control) Modo de controle controlado por tensão do conversor de frequência e tipo de conexão
[3] Certificado de exame UE para operação do conversor de frequência
[4] Corrente de pico máxima permitida, por ex., ao acelerar com o modo de controle VFC

A aplicação típica distingue-se pelo fato de que nem toda a tensão de alimentação está disponível na placa de bornes do motor devido à queda de tensão no conversor e no cabo do motor. Isso significa que os pontos D e E mudam e os novos pontos D* e E* resultam em uma nova curva de enfraquecimento do campo

A aplicação típica é definida pelas seguintes condições:
- Tensão nominal do motor: Tensão de rede
- Por ex., tensão nominal do motor1) 230/400 V com uma tensão de rede de 400 V.
- Tolerância da tensão de rede ≤ 5%
- Comprimento da rede do motor ≤ 100 m e queda de tensão da rede do motor ≤ 10 V.
- Utilização do MOVITRAC® B ou MOVIDRIVE® série do conversor
- Não são utilizadas bobinas de rede ou filtros senoidais
- Instalação da bobina de saída HD
- Instalação com e sem filtro de rede NF externo
1) Escolher a tensão nominal do motor dependendo da tensão de rede.
Se todas as condições forem atendidas, é garantida uma tensão dos bornes do motor de pelo menos 360 V. Se uma dessas condições não for cumprida, é necessário calcular a tensão do borne do motor. Você pode encontrar informações relacionadas na guia "Aplicação especial".
Se as condições da aplicação típica não forem atendidas, a tensão dos bornes do motor pode diferir e, portanto, o motor pode aquecer excessivamente.
A tensão do borne do motor divergente altera a forma da curva característica térmica. O cálculo e a observação dos pontos D (enfraquecimento de campo FD) e E (limite de corrente IE e TORQUE ME) durante a colocação em operação evitam o sobreaquecimento do motor.
É necessário calcular o limite de corrente IE apenas para acionamentos da categoria 2.
Durante a operação no conversor de frequência, a faixa de ajuste e, portanto, a frequência/velocidade mínima e o comportamento/dinâmica de sobrecarga em particular são um fator importante para atender aos requisitos da aplicação.
As baixas rotações e a conformidade com os valores máximos permitidos, como a corrente do motor permitida, também requerem requisitos para o modo de controle do conversor
No caso de motores assíncronos, quase todos os conversores possuem atualmente um modo de controle controlado por tensão e orientado para o campo. Portanto, todos os certificados incluem a operação de motores em conversores de frequência controlados por tensão.
A SEW-EURODRIVE oferece EDRN.. motores com vários dados operacionais.
Operação em um conversor de frequência com dados operacionais VFC
Operação em um conversor de frequência com dados operacionais VFCe
Em motores com dados operacionais VFC (Voltage Flux Control), é possível operar os motores com uma frequência mínima de 5 Hz e uma corrente máxima breve de 150% da corrente nominal do motor (aprox. 150% do torque nominal).
Os motores estão disponíveis nas categorias 2 e 3, ou EPL b e c, cada um em gás e poeira.
Os conversores de frequência controlados por tensão (U/f, orientados para vetores, por ex., conversores de frequência SEW-EURODRIVE com modo de controle VFC ou VFCPLUS) são aprovados.
Em motores com dados operacionais VFCe (VFCe Controle de Fluxo de Tensão estendido), é possível operar os motores com uma frequência mínima de 0,3 Hz e um torque máximo breve de 160% a 380% do torque nominal do motor. É necessário ter um sensor de rotação e um conversor de frequência controlado por tensão que possua um modo de controle orientado para o campo. Neste caso, a combinação ideal é o encoder seno/cosseno de alta resolução, por ex., EK8S, e um conversor de aplicação MOVIDRIVE ® do nosso sistema de automação modular MOVI-C®.
Os motores estão disponíveis na categoria 3 ou EPL c, cada um em gás e poeira.
Conversores de frequência controlados por tensão (orientados para vetores,... Por exemplo, conversores de FREQUÊNCIA SEW-Eurodrive com modo de controle VFC ou VFCPLUS) são aprovados.
O modo de operação e os dados de operação são exibidos na plaqueta de identificação adicional para a operação do conversor de frequência.
O planejamento de projeto é o requisito básico para a operação segura de motores à prova de explosão.
Os seguintes pontos devem ser considerados:
- Verificar as condições da aplicação típica
- Em caso de desvios da aplicação típica: Calcular a tensão dos bornes do motor
- Observar a curva característica do limite de torque térmico
- Observar o torque limite dinâmico
- Observar a frequência limite do motor
- Selecionar o conversor de frequência adequado
Fechar a tabela
Geral | Categoria 2 e 3 | |
---|---|---|
Instalar o conversor de frequência fora da atmosfera potencialmente explosiva. | ||
Tensão dos bornes do motor | Categoria 2 e 3 | |
O cálculo da tensão dos bornes do motor é um componente importante do planejamento de projeto. Se as condições forem diferentes da aplicação típica, é necessário calcular o início do enfraquecimento do campo fD* e o torqueME*. |
||
Torques máximos permitidos | Categoria 2 e 3 | |
A curva característica do limite de torque térmico mostra o torque máximo permitido para operação contínua do motor. Se o ponto de operação efetivo estiver abaixo da curva característica do limite térmico, os valores podem ser excedidos brevemente. |
||
Categoria 2 | ||
O torque máximo máximo permitido é determinado pela limitação de corrente de curto prazo (150% IN motor). Para o valor IN motor, consultar o certificado de exame UE de tipo ou a plaqueta de identificação. |
||
Frequências máximas e mínimas permitidas | Categoria 2 e 3 | |
As frequências máxima e mínima estão indicadas na plaqueta de identificação. Os valores atuais não podem exceder ou ficar abaixo dessas especificações. | ||
Proteção térmica do motor | Categoria 2 e 3 | |
Somente motores equipados com termistor PTC (opcional /TF) podem ser operados em um conversor para garantir que a temperatura limite permitida não seja excedida. Isso deve ser avaliado com uma unidade apropriada. | ||
Medidas EMC | Categoria 2 e 3 | |
Os seguintes componentes são permitidos para os conversores do MOVIDRIVE® e MOVITRAC® series:
|
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Acionamento de grupo significa que vários motores são operados simultaneamente em um conversor. Apenas EDR../EDRN.. Os motores da categoria 3D podem ser operados em acionamento de grupo.
Os motores na versão 3D podem ser usados como acionamentos de grupo na zona 22 se cada motor individual do grupo tiver sido configurado, projetado e identificado para a operação do conversor.
Aplicam-se as seguintes restrições:
- Para aplicações, os motores individuais devem ser conectados sem escorregamento, não positivos ou positivos.
- Somente motores idênticos podem ser usados, o que significa motores com os mesmos dados nominais (potência, rotação, tensão e frequência).
- Corrente nominal de saída do conversor ≤ 1,5 x soma das correntes nominais do motor.
Abreviações de Atmosferas Explosivas
-
Explicações
Fechar a tabela
ANSI | Instituto Americano de Padrões Nacionais |
---|---|
ATEX | Atmosfera Explosiva |
CCCEx | Certificação Compulsória da China para Equipamentos Ex |
CCoE | Controlador Chefe de Explosivos |
CoC | Certificado de Conformidade |
CSA | Associação Canadense de Padrões |
DNV | Det Norske Veritas, hoje DNV GL |
EU | União Europeia |
EPL | Nível de Proteção do Equipamento |
ExCB | Órgãos de Certificação EX |
ExTL | Laboratório de Testes EX |
HazLoc-NA® | Local Perigoso América do Norte – Sinônimo de proteção contra explosão nos EUA e Canadá |
IECEx | Comitê Elétrico Internacional – Sistema de proteção contra explosão |
INMETRO | Instituto Federal de Metrologia do Brasil |
KCs | Segurança Certificada Coreana |
KOSHA |
Agência Coreana de Segurança e Saúde Ocupacional |
MEPS | Padrão de Desempenho de Eficiência Mínima |
NEPSI | Centro Nacional de Supervisão e Inspeção para Proteção contra Explosão e Segurança de Instrumentação |
NFPA | Associação Nacional de Proteção contra Incêndios |
PESO | Organização de Segurança de Petróleo e Explosivos |
PTB | Instituto Federal de Física e Tecnologia |
UA.TR | Regulamentos Técnicos Ucranianos |
UKCA | Conformidade Avaliada no Reino Unido |
Neste local, disponibilizamos-lhe uma tabela
Será um prazer ajudar-lo
Tem mais alguma dúvida sobre a SEW-EURODRIVE ou precisa de uma orientação? Envie-nos uma mensagem.
Contate-nos