Com paixão pela tecnologia, desenvolvemos a melhor solução para nossos clientes. Você tem uma aplicação específica e deseja receber orientação?

Enviar mensagem
Cliente: STOBAG AG, Suíça

Fabricante de equipamentos:
Trafö-Förderanlagen GmbH & Co. KG em Lauda-Königshofen (BW), Alemanha

Localização:
Muri (Cantão de Turgóvia), Suíça

Setor:
Sistemas de sombreamento

Aplicação:
sistema de armazenagem/coleta para grandes depósitos de logística

Formulário de contato Localizações mundiais

Ao ativar a pesquisa de código postal, os dados são transferidos para os EUA pelo Google. Para obter mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Resumo do projeto

  • Cliente: STOBAG AG, Suíça
  • Fabricante dos equipamentos: Trafö-Förderanlagen GmbH & Co. KG em Lauda-Königshofen (BW), Alemanha
  • Localização: Muri (Argovia), Suíça
  • Setor: Sistemas de sombreamento
  • Aplicação: Sistema de armazenagem/coleta para grandes depósitos de logística

Mais informações sobre a STOBAG AG:

  • 1964: Fundada por Ernst Gremaud em uma antiga adega de mosto em Langnau-Gattikon.
  • O nome da empresa deriva de «STOren-BAu Gattikon».
  • A partir de 1968: Início das vendas no exterior com componentes para toldos e persianas
  • Tecnologia patenteada de braços telescópicos para toldos de grande área.
  • Filiais na Itália, Áustria, Brasil e Países Baixos
  • A partir de 1988:Extensão das instalações em Muri
  • 2012: Início das operações da fábrica de produção de toldos
  • Os sistemas de proteção contra intempéries e sol para terraços e varandas são fabricados sob medida quanto às cores da estrutura (revestimento em pó dos componentes de alumínio em RAL/NCS) e aos designs da lona.
  • Personalização máxima com a mais alta qualidade
  • Alta disponibilidade da instalação
  • Máxima eficiência
  • Processo de produção “just-in-time”
  • Prevenção de paradas na produção
  • Acionamentos de longa vida útil (os antigos motoredutores de eixos paralelos têm 12 anos e, até agora, têm acionado sem irregularidades os carretéis de cabo que movimentam as garras dos sistemas de armazenagem/coleta
  • Devido a vazamentos de óleo, é necessário realizar uma manutenção preventiva dos acionamentos para evitar paradas prolongadas
  • Revisão dos 4 motoredutores durante a operação
  • Espaço extremamente reduzido para desmontar os acionamentos
  • Não há guindaste no local para movimentar os motoredutores de 2 toneladas
  • Será utilizado o acionamento de reserva disponível

Reparo, deixando-os como novos, dos mecanismos de translação: 4 motoredutores planos mais um acionamento de reserva do tipo FA157/G D315S4 (redutores da linha 7). Cada um dos motoredutores aciona um carretel de cabo em um dos quatro sistemas de armazenagem/coleta e, com isso, move a garra.

  • Análise de oscilações, com o resultado de que é necessário substituir as juntas de rolamentos
  • Planejamento detalhado do projeto do SEW Service
  • Instalação temporária de um guindaste flutuante,para poder manusear os acionamentos de 2 toneladas
  • os acionamentos são desmontados em um espaço muito reduzido; o redutor e o motor são baixados separadamente de uma altura de 11 metros e, após o reparo, são reinstalados na ordem inversa
  • Princípio da substituição em estágios: os 4 motoredutores planos são renovados em turnos, de forma escalonada, para afetar o mínimo possível a produção em andamento
  • A reparação para deixar como novo inclui:
    • Reinspeção das engrenagens, do eixo oco e dos rolamentos da transmissão
    • Desengraxamento e secagem do motor
    • Renovação do arranjo de rolamentos
    • Substituição do anel retentor do eixo
    • Controle final com teste de alta tensão e medição de resistência
  • Sistema de acionamento da SEW-EURODRIVE instalado no armazém de estantes altas para peças longas:
    • Acionamentos de elevação (reparo para deixar como novo): Motoredutores planos com alívio manual do freio, encoder incremental
    • Mecanismos de translação: Motoredutores de engrenagens cônicas
    • Variadores de aplicação MOVIDRIVE®® B para o controle em malha aberta dos acionamentos de deslocamento e elevação
    • Módulo regenerativo MOVIDRIVE® MDR: permite reinjetar na rede a energia recuperada dos movimentos de descida e frenagem
  • Acionamentos que funcionam perfeitamente, são duráveis e exigem baixa manutenção
  • Graças ao reparo que deixa os sistemas como novos, os acionamentos podem continuar realizando a operação sem falhas por mais 10 anos
  • Como a reparação foi realizada em diferentes estágios, a produção em andamento foi afetada apenas minimamente
  • Parceria confiável com a Alfred Imhof AG
  • Alta disponibilidade dos equipamentos
  • Suporte técnico confiável e rápido
  • Economia de energia graças ao módulo regenerativo


Figura: Assim se parece uma equipe de projeto satisfeita (do sentido horário):

  • David Brunner e Urs Koch, Serviço Técnico da STOBAG AG
  • Ralf Haas, chefe de compras de sistemas de transporte de transformadores
  • Rainer Trumpp, diretor geral da Alfred Imhof AG
Utilizamos quase exclusivamente acionamentos SEW e o sistema eletrônico correspondente, tanto no armazém quanto na montagem e nos transportadores. Os produtos são duráveis e possuem baixa manutenção, o que nos garante uma alta disponibilidade das instalações. Além disso, o suporte técnico da Alfred Imhof AG, que realiza a montagem e a distribuição dos produtos SEW na Suíça, é excelente. Não queremos usar mais nada.
Citação de Matthias Braun, chefe de manutenção da STOBAG AG
Neste projeto tão exigente, estamos felizes em poder contar com o apoio total da Alfred Imhof AG. A especialista em acionamentos não só se mostra uma parceira confiável na revisão dos acionamentos, mas, graças à experiência de sua equipe, tornou possível todo o planejamento e a implementação. Agora podemos ter certeza de que os acionamentos continuarão operando sem problemas por mais 10 anos.
Citação de Urs Koch, Serviço Técnico da STOBAG AG
No caso da STOBAG, uma irregularidade no sistema de acionamento teria paralisado parcialmente o armazém de estantes altas e causado uma interrupção parcial da produção por vários dias. Era imprescindível evitar isso.
Citação de Rainer Trumpp, diretor geral dos projetos do SEW Service da Alfred Imhof AG

No auge do verão, praticamente nenhum terraço consegue passar sem uma proteção solar adequada. Por isso, em Muri, na Suíça, a empresa STOBAG se dedicou àfabricação de toldos de alta qualidade, resistentes ao vento e às intempéries, bem como de outros sistemas de sombreamento.

E assim como as pessoas não podem prescindir da proteção solar, o armazém automatizado de estantes altas para o armazenamento de materiais longos é igualmente indispensável para uma produção moderna e eficiente na STOBAG. Essa instalação de 30 metros de altura foi fabricada pela empresa Trafö, com sede em Lauda-Königshofen, no norte de Baden. Com seus 32 corredores e um total de 1.678 espaços de armazenamento para produtos longos, o sistema de armazenamento garante um fornecimento constante de peças para a fabricação dos mais diversos sistemas de sombreamento.

Aqui são fabricados400 toldos configurados individualmente — com revestimento em qualquer cor desejada — por dia. Para isso, é necessário um processo de produção “just-in-time” perfeitamente integrado e com a máxima flexibilidade. Afinal, para a STOBAG, a personalização máxima com a mais alta qualidade para o cliente é uma prioridade, mas também o é a máxima eficiência na produção.

Para poder fabricar produtos com esse alto nível de qualidade e a garantia correspondente, a tecnologia dos equipamentos que os sustenta também deve ser de qualidade e cada componente deve operar perfeitamente. Na STOBAG, somos fornecedores de engenharia de acionamento há anos. Por isso, no armazém, na montagem e também nos transportadores, encontram-se quase exclusivamente acionamentos e conversores da SEW-EURODRIVE, sempre com o melhor SEW Service por parte de nossa representante suíça, a Alfred Imhof AG.

Desde sua fabricação no ano de 2005, os quatro motoredutores planos prestaram serviço incansavelmente no armazém de estantes altas para mercadorias longas da STOBAG. Cada um desses potentes acionamentos aplicava um alto torque de até 8.430 Nm para mover as garras do sistema de armazenagem/coleta até o local desejado e de volta. Foi somente em 2017, após mais de 11 anos e vários milhares de horas de serviço, que os acionamentos começaram a apresentar os primeiros sinais de desgaste e vazamentos de óleo. Os funcionários do serviço técnico da STOBAG AG comunicaram imediatamente o que observaram ao seu fornecedor, a Alfred Imhof AG.

Quando há um vazamento de óleo, é preciso reagir imediatamente, como bem sabe Rainer Trumpp, diretor geral dos projetos do SEW Service da Alfred Imhof AG, e ele não pensa duas vezes: “Um vazamento de óleo geralmente indica uma anomalia no acionamento. No caso da STOBAG, uma irregularidade no redutor teria paralisado parcialmente o armazém de estantes altas e causado uma interrupção parcial da produção por vários dias. Era imprescindível evitar isso”.

Rainer Trumpp pôde confirmar mais tarde, durante a inspeção visual dos acionamentos, a precisão de seu julgamento: o óleo já havia vazado do redutor para o motor. Em um caso como esse, os anéis de vedação do eixo desgastadossão a causa mais provável, já que estes já haviam acumulado milhares de horas de serviço. Além disso, uma análise de oscilações realizada posteriormente revelou que, aparentemente, os rolamentos também haviam chegado ao fim de sua vida útil nominal.

A análise de oscilações é, na forma do sensor “Vibration SmartCheck”, um acessório opcional para os motoredutores da SEW-EURODRIVE. A partir do espectro de frequências medido, é possível tirar facilmenteconclusões sobre o estado dos rolamentos.Com esse monitoramento contínuo, os operadores das instalações mantêm seu acionamento sempre sob controle.

Uma produção que precisa continuar na operação, motoredutores de duas toneladas a uma altura vertiginosa e sem guindaste no local, além de um espaço extremamente reduzido:As condições para a revisão dos acionamentos não poderiam ter sido mais difíceis. Diante desse desafio complicado, a fabricante de equipamentos Trafö também demonstrou grande interesse no plano detalhadoque os especialistas do SEW Service da Alfred Imhof AG desenvolveram especificamente para este caso e, por fim, executaram.

A ideia principal: uma troca em círculo! Isso foi possível graças a um acionamento de reserva que já existia e que a STOBAG havia guardado por precaução. Este deveria substituir o primeiro dos quatro acionamentos. Para isso, primeiro o acionamento de reserva foi levado a Münchenstein, às instalações da Alfred Imhof AG, onde passou por uma reinspeção minuciosa. As pequenas deficiências decorrentes do longo período de inatividade foram rapidamente sanadas. O acionamento número 1, que havia sido desmontado, passou então por uma revisão e, posteriormente, substituiu o acionamento número 2, e assim por diante.

Durante a reparação completa dos acionamentos desmontados, foramrevisadas todas as engrenagens e substituídos os eixos ocos e os rolamentos dos redutores. Por sua vez, o óleo dos motores CA foi drenado e os motores foram secos. Posteriormente, foi instalado umnovo arranjo de rolamentos e um novo anel de vedação do eixo . Em uma inspeção final, todos os motores foram submetidos a um teste de alta tensão eauma medição de resistência.

Com esse procedimento, a equipe do projeto conseguiu renovar todos os motoredutores de forma escalonada. Por fim, a fabricante de toldos STOBAG conta agora novamente com um total de cinco motoredutores recondicionados como novos: quatro em operação e um como peça de reposição no almoxarifado. A vantagem desse sistema de substituição por turnos: a produção em andamento foi afetada apenas minimamente e por um breve período. E nos próximos 10 anos, conforme previsto, a tranquilidade voltará à STOBAG – pelo menos no que diz respeito a esses motoredutores planos. A produção sem interrupções de uma ampla variedade de sistemas de sombreamento está novamente garantida.


O procedimento no local para cada troca foi sempre o mesmo:

  • montagem temporária de um guindaste suspenso, composto por uma viga de aço com dois carros (equipados com elevações por corrente), que foi suspenso em uma viga do teto.
  • Separação do motor CA e do redutor plano no próprio local devido ao elevado peso e à posição desfavorável do centro de gravidade:
    para isso, primeiro o motor foi suspenso na grua e só então a flange foi solta. Para liberar a engrenagem, foi necessário inclinar levemente o motor. Só assim foi possível retirá-la do redutor.
  • O motor assim liberado foi arrastado pelo trilho do guindaste até a plataforma de trabalho e, de lá, baixado 11 metros com a ajuda de um guincho.
  • Posteriormente, o redutor foi suspenso no guindaste flutuante. Bem preso dessa forma, foi possível soltar facilmente os pontos de fixação na viga de aço do sistema de armazenagem/coleta e retirar o redutor do eixo.
  • Da mesma forma que o motor, o redutor também pôde ser deslocado suspenso pelos cabos de tração e baixado com o guincho
  • O acionamento de reposição, também em duas partes, foi introduzido na instalação e remontado no carretel de cabo da estante, seguindo a ordem inversa.

Além dos motoredutores planos recondicionados, que servem para subir e descer as garras dos sistemas de armazenagem/coleta, na fábrica da STOBAG em Muri, outros sistemas de acionamento da SEW-EURODRIVE prestam seu serviço confiável, sempre com o apoio perfeito de nossa representação suíça Alfred Imhof AG:

  • a função de deslocamento dos quatro sistemas de armazenagem/coleta para cargas longas é realizada, em cada caso, por motoredutores de engrenagens cônicas
  • Os variadores de aplicação do tipo MOVIDRIVE®® B funcionam como o cérebro do armazém de estantes altas, controlam os acionamentos de deslocamento e de elevação e, dessa forma, coordenam os movimentos suspensos e dinâmicos do sistema de armazenagem/coleta.
  • O módulo regenerativo MOVIDRIVE®® MDR garante que aenergia recuperada dos movimentos de descida e frenagem possaserreinjetada na rede elétrica .