Você tem uma aplicação específica e gostaria de receber nossa assessoria? Envie-nos uma mensagem com suas perguntas.

Enviar mensagem
Cliente: HANSA-HEEMANN AG

Setor:
Indústria de bebidas

Aplicação:
Linha de engarrafamento

Formulário de contato Localizações mundiais

Ao ativar a pesquisa de código postal, os dados são transferidos para os EUA pelo Google. Para obter mais informações, consulte nossa política de privacidade.

Operação contínua e eficiente com engenharia de acionamento confiável

Fiel ao seu lema “Água é vida”, o grupo empresarial HANSA-HEEMANN AG extrai a água para o engarrafamento de suas bebidas de poços profundos, engarrafa-a e a distribui aos seus clientes no sul da Alemanha. O engarrafamento é feito em garrafas de PET, que são fabricadas a partir de pequenas peças de plástico bruto moldadas por uma máquina de sopro.

O engarrafamento é feito em unidades de empacotamento de 1,5 l e 0,5 l, e a operação ocorre em três turnos. Em uma das 52 semanas do ano, é realizada a manutenção programada de cada linha de engarrafamento. Um requisito indispensável para esse alto nível de utilização da fábrica é contar com uma engenharia de acionamento confiável, apoiada também por um bom SEW Service. Por isso, a HANSA-HEEMANN escolheu a SEW-EURODRIVE como fornecedora de acionamentos; a parceria teve início já em 2006. Em março de 2007, as primeiras linhas foram equipadas com unidades de acionamento descentralizadas do tipo MOVIMOT®. Esses motores CA assíncronos com conversor de frequência integrado operam 24 horas por dia.

Gestão integral de energia na ampliação da produção

Alguns anos depois, surgiu a necessidade de ampliar a produção. Graças à boa experiência com a tecnologia descentralizada, a HANSA-HEEMANN voltou a especificar a engenharia de acionamentos da SEW-EURODRIVE na licitação para as novas linhas de engarrafamento. O diretor da fábrica, Thomas Herzog, comenta: “Devido à colaboração positiva, à proximidade geográfica e ao atendimento 24 horas, escolhemos novamente a SEW-EURODRIVE como fornecedora de acionamentos”. Desde março de 2014, as novas linhas operam com os motoredutores integrados MGF.-DSM da família de produtos do sistema de acionamento mecatrônico MOVIGEAR®. Esses motoredutores são especialmente adaptados para uso em sistemas de transporte de bebidas e já atendem aos requisitos da classe de alto rendimento atualmente em vigor para motores, a IE4.

O sistema de gestão de energia da fábrica de engarrafamento monitora todos os consumos de energia. Isso inclui a tecnologia de processos na sala de caldeiras, o sistema de refrigeração e os compressores, a tecnologia predial, como iluminação, ventilação e exaustão, e, é claro, a engenharia de acionamento. “Com os acionamentos IE4 MGF..-DSM, a HANSA-HEEMANN também está na vanguarda do ponto de vista energético”.

O SEW Service é o mais importante

Além das unidades MGF..-DSM, são utilizados redutores cônicos de engrenagens retas e redutores de parafuso sem-fim com motores com freio da série DR.. como acionamento de correia para inclinações. Na área de embalagem, operam robôs Kuka. O acionamento nessa área também é fornecido pela SEW-EURODRIVE: redutores servoplanetários, redutores cônicos e servomotores CMP.., controlados por servoamplificadores de um eixo MOVIDRIVE®. No total, foram instalados cerca de 800 acionamentos SEW nesta fábrica.

Com tantas unidades instaladas, é muito importante contar com um atendimento ao cliente eficaz. O diretor da fábrica, Thomas Herzog, explica: “O modelo de atendimento oferecido pela SEW-EURODRIVE se adapta perfeitamente às nossas necessidades de operação. Sem dúvida, um ponto importante foi a linha de atendimento 24 horas oferecida pela SEW-EURODRIVE. A colaboração com a SEW-EURODRIVE — mesmo em intervenções de manutenção ocasionais — sempre foi muito satisfatória. Especialmente em uma operação com três turnos, é muito importante escolher fornecedores que possam oferecer um excelente suporte”.

A SEW-EURODRIVE conta com um amplo estoque de peças de reposição para emergências de manutenção. A partir dele, a maioria dos acionamentos pode ser fornecida em muito pouco tempo.

Requisitos do cliente

Para o cliente, eram fundamentais a alta qualidade e a eficiência energética dos acionamentos, bem como um modelo de serviço integral.

Nossa solução

O motoredutor integrado MGF..-DSM oferecido, pertencente à família de produtos do sistema de acionamento mecatrônico MOVIGEAR®, apresenta alta eficiência energética. Esse sistema foi especialmente projetado para uso em sistemas de transporte de bebidas e já atende aos requisitos da classe de alto rendimento atualmente em vigor para motores, a IE4. Graças à proximidade geográfica e ao atendimento 24 horas, o cliente pode receber assistência em muito pouco tempo por meio do serviço de emergência da SEW-EURODRIVE.

O que foi decisivo para nossa escolha pela SEW-EURODRIVE foi a alta eficiência energética dos motores SEW utilizados aqui. É claro que a proximidade de nossa fábrica à SEW-EURODRIVE e a alta disponibilidade dos equipamentos também influenciaram. No âmbito do nosso sistema de gestão de energia, esse é um componente essencial nas novas licitações. Para nós, estava claro que queríamos produzir com motores SEW. Durante o recebimento, verificamos se as especificações de fabricação do fabricante são realmente cumpridas. Devido à colaboração positiva, à proximidade geográfica com a SEW-EURODRIVE e ao atendimento 24 horas, escolhemos novamente a SEW-EURODRIVE como fornecedora de acionamentos. Aliás, tivemos a oportunidade de visitar as instalações de produção da SEW-EURODRIVE e formar nossa própria opinião. Isso reforçou nossa confiança na empresa SEW-EURODRIVE.
Thomas Herzog, diretor de fábrica da Hansa Heemann AG
Em caso de emergência, o cliente pode receber assistência em muito pouco tempo por meio do serviço de emergência da SEW-EURODRIVE. Quando se trata de fornecer acionamentos de reposição em emergências de manutenção, não estamos falando de semanas ou dias, mas de horas. Considerando a grande quantidade de motores utilizados, esses casos de manutenção são insignificantes.
Bertwin Ley, engenheiro de vendas da SEW-EURODRIVE