Com paixão pela tecnologia, desenvolvemos a melhor solução para nossos clientes. Você tem uma aplicação específica e gostaria de receber orientação?
Localização:
Wernigerode
Setor:
Indústria de alimentos
Aplicação:
engenharia mecânica
Ao ativar a pesquisa de código postal, os dados são transferidos para os EUA pelo Google. Para obter mais informações, consulte nossa política de privacidade.
A empresa Böhnke & Luckau GmbH, com sede em Wernigerode, desenvolve e fabrica máquinas e instalações completas para a indústria de chocolate. Seja na região D-A-CH, na Europa Oriental, no Oriente Médio ou no Extremo Oriente, as máquinas da Böhnke & Luckau operam em muitos países do mundo. A especialidade da empresa de Wernigerode são as linhas de moldagem. Nelas são fabricados produtos de chocolate em todas as formas imagináveis. A linha de blocos da Böhnke & Luckau se destaca por sua alta potência e é ideal para encher chocolate em moldes grandes de até 5.000 g. Nessa linha, o chocolate é misturado, submetido à temperagem, submetido a um dispositivo de dosagem, submetido a um processo de arrefecimento e resfriado. A instalação opera com moldes de diferentes tamanhos e conta com um tempo de arrefecimento prolongado para evitar tensões e rachaduras nos blocos grandes. As formas circulam pela planta e também são permutáveis. Por isso, a planta XXL — dependendo do tamanho — pode encher entre 15 e 22 moldes por minuto e produz até 2.500 kg por hora. A linha de enchimento de blocos da Böhnke & Luckau possui um projeto modular. A máquina de moldagem enche o molde com a massa de chocolate crua. A massa é despejada por meio de uma tremonha aquecida com um agitador. Em seguida, um agitador distribui o chocolate líquido uniformemente no molde. A agitação garante uma estrutura homogênea da massa de chocolate e evita a formação de bolhas de ar. Uma SPS controla todos os processos da instalação. A operação é feita por meio de um painel sensível ao toque.
O chocolate é vertido por meio de uma placa distribuidora com cavidades fresadas, ou seja, cavidades contínuas. Um servofuso da SEW-EURODRIVE aciona, por meio de uma alavanca, um eixo ao qual está fixado um suporte de pistões — a crista de pistões. A ele são acoplados os pistões individuais, que são inseridos lateralmente no cabeçote de despejo. Em seu interior, encontram-se válvulas giratórias acionadas pneumaticamente. Essas válvulas giratórias são cilindros com uma ranhura em forma de L que funcionam como vedação. Elas giram 90°. Dessa forma, o canal de saída da tremonha é fechado. De um lado, os pistões empurram a massa através de uma placa distribuidora com canais localizada abaixo. Esses canais coletam a massa de chocolate e a distribuem uniformemente entre os bicos, que estão aparafusados a uma placa de bicos. O movimento dos pistões provoca o enchimento do molde de policarbonato.
“Para produzir um produto de chocolate de alta qualidade e visualmente atraente, com um derretimento delicado, é necessária uma engenharia de processos complexa”, explica Ronny Krebs, chefe de compras da Böhnke & Luckau. Por isso, certas temperaturas devem ser respeitadas em intervalos específicos. O chocolate é resfriado lentamente até atingir uma temperatura entre 2 °C e 4 °C, aproximadamente. Para isso, agrupam-se de 5 a 7 moldes, que depois passam juntos pelo carrossel de resfriamento. Esse princípio da Böhnke & Luckau economiza muito espaço.
O tempo de passagem dos moldes de chocolate é de aproximadamente uma hora e meia. Dependendo do produto e do tamanho do bloco, os moldes podem passar posteriormente por um segundo carrossel de resfriamento. Esses carrosséis têm um design modular e são implementados nas instalações de acordo com as necessidades específicas de cada cliente. O carrinho giratório foi projetado com um design higienic e é energeticamente eficiente graças ao seu bom isolamento.
No final do processo de fabricação, encontra-se a estação de desmoldagem. A instalação completa está equipada com uma estação dupla de desmoldagem, uma estação de rotação de moldes e duas estações de sacudida. Para separar melhor o chocolate resfriado do molde, este é “girado” por meio de um cilindro pneumático. Ou seja, os lados opostos do molde são girados um contra o outro. Também foram instalados um controle automático de esvaziamento de moldes, uma estação de classificação e um depósito de moldes, antes que os moldes retornem ao início da linha de produção. A estação automática de descarregamento transporta os blocos de chocolate por uma correia transportadora da máquina até uma máquina de embalagem.
Requisitos do cliente
Devido às limitações de espaço da máquina, o cliente precisa de componentes que ocupem pouco espaço. Como a linha de produção de blocos deve atingir alta potência, são necessários acionamentos de alta potência. Também deve ser garantida a confiabilidade na operação da instalação.
Nossa solução
O tamanho compacto do servofuso da SEW-EURODRIVE e as grandes forças que ele é capaz de gerar se adaptam perfeitamente aos requisitos da máquina do cliente. Em combinação com nosso conversor de frequênciaMOVIDRIVE®,obtêm-se soluções econômicas que garantem alta segurança do processo durante a operação da planta.
... elogia Ronny Krebs, chefe de compras da Böhnke & Luckau. E acrescenta: “A curva de movimento gerada pelo cilindro faz com que o chocolate seja distribuído uniformemente e moldado de maneira homogênea”. “Essa é uma grande vantagem em relação a um acionamento pneumático ou hidráulico”, acrescenta Volker Schulz. Ele dirige o escritório técnico da SEW-EURODRIVE em Magdeburgo e é responsável pela empresa Böhnke & Luckau há mais de 20 anos. Durante esse tempo, ele apoiou o cliente — que já equipou muitas máquinas com acionamentos da SEW-EURODRIVE — em inúmeras inovações. A SEW-EURODRIVE não apenas atende ao perfil de requisitos verificado, como também realiza trabalhos de desenvolvimento para soluções especiais sob medida. Os servofusos da série CMS.. são equipados com rotores de ímãs permanentes. Esses servomotores integrados operam com precisão e potência especiais. Em combinação com o equipamento eletrônico de acionamento — nesta aplicação, com o conversor de frequência MOVIDRIVE® da SEW-EURODRIVE —, obtêm-se soluções econômicas que garantem alta segurança de processo na operação da planta.Citação de Ronny Krebs, diretor de compras da Böhnke & Luckau / Volker Schulz, diretor do escritório técnico de Magdeburgo