Presente no Brasil desde 1977, a SEW-EURODRIVE BRASIL inicia um novo marco em sua história de ousadia e sucesso.
Em 2007, a SEW-EURODRIVE BRASIL, que experimentava crescimento acelerado no País, se viu diante de um novo desafio: o fornecimento de um grande pedido contendo 72 redutores planetários de grande porte para o setor sucroalcooleiro. E mais uma vez, a coragem e visão empreendedora do Sr. Rainer Blickle (presidente fundador desde 1977), levaria a operação brasileira a um novo salto de crescimento e tecnologia.
Por questões contratuais e de financiamento, todos os redutores industriais deveriam ser produzidos no Brasil – e entregues em um prazo de 2 anos. Nesse momento, o Sr. Rainer Blickle, com ampla experiência de 10 anos no Brasil, viu surgir a oportunidade de novamente expandir os negócios no país, uma vez que os redutores até então eram produzidos apenas na Europa.
Com seu apoio, e em conjunto com a SEW ALEMANHA, foram desenvolvidos os primeiros projetos e adquiridas as máquinas que ficaram temporariamente instaladas na planta em Guarulhos (SP). Com as parcerias, fornecedores locais, controle rígido de qualidade e a fidelidade dos nossos colaboradores, os equipamentos do contrato foram entregues nos prazos acordados e obtiveram um desempenho espetacular, posicionando a SEW-EURODRIVE BRASIL como principal fornecedor para este mercado no país.
UM NOVO MODELO DE OPERAÇÃO. UMA PERSPECTIVA NOVA PARA A SEW-EURODRIVE BRASIL
Como a planta existente não possuía o espaço físico e nem estruturas necessárias para o atendimento da demanda que estava por vir, seria necessário ousar novamente. Mais uma vez, a visão e coragem do empreendedor revelaram o caminho para o futuro.
Após estudos, o Sr. Rainer Blickle e sua equipe na SEW-EURODRIVE BRASIL decidiram pela compra de um novo terreno. Esse espaço precisaria ter localização estratégica, facilitando a logística e a distribuição dos equipamentos produzidos. As atenções se voltaram para o interior de São Paulo e o local escolhido foi a cidade de Indaiatuba (SP).
Essa mudança foi marcada pela aquisição de um terreno de 300milm2, e a primeira fábrica, com 40mil m2, iniciou sua produção já em 2010.
Em 2014 a transferência da produção mecânica e elétrica para Indaiatuba (SP) foi concluída com sucesso. Hoje o NOVO COMPLEXO INDUSTRIAL DE INDAIATUBA, considerado como uma operação modelo dentro do grupo e um orgulho para os colaboradores brasileiros, conta com cerca de 100 mil m2 construídos e em pleno funcionamento, com todos os processos de produção concentrados em uma única planta.
Toda mudança contou com uma logística impecável e um planejamento detalhado. Todos os processos foram transferidos para a nova planta, e tudo isso sem deixar de atender a nenhum cliente e pedido.
É importante destacar que, graças ao relacionamento da companhia com seus colaboradores e a qualidade de vida que a cidade de Indaiatuba (SP) oferece, cerca de 70% dos funcionários acompanhou a SEW-EURODRIVE BRASIL nesta mudança rumo ao futuro.
UMA FÁBRICA SUSTENTÁVEL
O projeto arquitetônico da nova unidade possui instalações que estão em sintonia com os mais atuais conceitos de sustentabilidade. As instalações receberam diversas inovações que permitem a utilização mais racional de recursos importantes, como captação de água, economia de energia elétrica e geração de energia solar. Com isso, o projeto conseguiu reduzir não somente o impacto ao meio ambiente, como garantiu mais segurança e conforto aos colaboradores. O layout dos prédios também priorizou áreas mais amplas com iluminação natural e bem ventiladas.
ESTRUTURA
Atualmente, a SEW-EURODRIVE BRASIL e a América Latina, presidida pelo Sr. Rainer Blickle, além do COMPLEXO INDUSTRIAL localizado em Indaiatuba (SP), conta com duas montadoras no Brasil, sendo uma em Rio Claro (SP) e outra em Joinville (SC), e montadoras na Argentina, Chile, Venezuela, Colômbia, Peru e Uruguai.
À FRENTE DE UMA GRANDE EMPRESA TEM UM GRANDE HOMEM
O sucesso de nossas operações no Brasil é, naturalmente, fruto de investimentos, mas, principalmente, da visão empreendedora, confiança e apoio do Sr. Rainer Blickle, que sempre em conjunto com sua esposa Úrsula Blickle, não mediram esforços para transformar mais um sonho em realidade.